Aula 4_02.09.10


Bem, discutimos o texto do Tardiff sobre os saberes da docência. Havia dito que não iria escrever sobre esse texto e mantenho minha palavra: vou escrever sobre duas partes dele que me chamaram particularmente a atenção.

Primeiro, que ocorre logo no início do texto, é quando o Tardiff vai tentar colocar sobre a importância da docência em termos conceituais. Antes, o simples fato de saber já tornava possível ensinar, quando as ciências e os saberes eram, por assim dizer, mais "puros": física, medicina, etc. Com a evolução e o aumento da complexidade nos saberes "primários" fez-se necessário a evolução também do "ensinar". Desse modo justifica-se a necessidade, mínima, de uma atenção aos saberes que envolvem a docência, que são heterogêneos e alguns bem peculiares.

Sobre a relação entre os docentes e esses saberes pesa um dos fatores que o autor apontou como causa da desvalorização dos professores. A relação é de distanciamento, o professor não interfere na elaboração do que deve ensinar e é empurrado pelos sistemas (escolares, curriculares, etc.), muitas a vezes, no "como deve" ensinar. Esse distanciamento interfere (1) na qualidade do ensino que deve prestar o professor e, conseqüentemente, (2) na desvalorização em si do trabalho dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário