
Dois em um porque me atrasei por estas bandas.
A aula do dia 09 foi reservada para a disucussão abrangendo problemas das áreas do pessoal da turma. Basicamente, o que gostei, foi poder compartilhar problemas para o ensino em outras áreas, principalmente as colocadas pelo pessoal de letras, que são maioria na turma. Questões como a do pessoal de estrangeira perder mercado para quem fez viagem ao exterior colocam em xeque o "por que" das licenciaturas e sua real função e representatividade social.
Quanto a visita do dia 16, feita ao colégio Odorico Tavares, não tive grandes surpresas quanto ao que já esperava encontrar. Uma estrutura de laboratórios (química e física) e biblioteca secundarizados, o PPP constituindo-se num documento enorme e de páginas amareladas... Indo por aí. Infelizmente não deu pra conversar com professores da área (estavam, com em toda Quinta pela manhã, em reunião do pessoal de ciências) para tentar ver se ao menos há motivação por parte deles no que toca ao trabalho.
A escola é enorme e com capacidade física para realizar várias coisas, mas deixa isso no plano das idéias.
Ao chegar no Odorico, a visão: estudantes por detrás das grades de entrada querendo comprar o seu lanche, na "tia" que fica na frente, impedidos de sair antes do término do horário das aulas.
A aula do dia 09 foi reservada para a disucussão abrangendo problemas das áreas do pessoal da turma. Basicamente, o que gostei, foi poder compartilhar problemas para o ensino em outras áreas, principalmente as colocadas pelo pessoal de letras, que são maioria na turma. Questões como a do pessoal de estrangeira perder mercado para quem fez viagem ao exterior colocam em xeque o "por que" das licenciaturas e sua real função e representatividade social.
Quanto a visita do dia 16, feita ao colégio Odorico Tavares, não tive grandes surpresas quanto ao que já esperava encontrar. Uma estrutura de laboratórios (química e física) e biblioteca secundarizados, o PPP constituindo-se num documento enorme e de páginas amareladas... Indo por aí. Infelizmente não deu pra conversar com professores da área (estavam, com em toda Quinta pela manhã, em reunião do pessoal de ciências) para tentar ver se ao menos há motivação por parte deles no que toca ao trabalho.
A escola é enorme e com capacidade física para realizar várias coisas, mas deixa isso no plano das idéias.
Ao chegar no Odorico, a visão: estudantes por detrás das grades de entrada querendo comprar o seu lanche, na "tia" que fica na frente, impedidos de sair antes do término do horário das aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário